4 dicas para tornar sua construção acessível

feliz natal e ano novo
Desejamos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos!
20 de dezembro de 2019
CONTRATAR UM ENGENHEIRO
POR QUE O SÍNDICO DO CONDOMÍNIO QUER CONTRATAR UM ENGENHEIRO PARA REALIZAR A REFORMA?
27 de fevereiro de 2020

4 dicas para tornar sua construção acessível

construção acessível

Ter uma construção acessível para todas as pessoas é extremamente necessário para o próprio desenvolvimento do local. Além disso, existe a lei de acessibilidade que beneficia em torno de 45 milhões de brasileiros.

Sendo assim, o artigo de hoje daremos algumas dicas de como tornar a sua construção acessível de acordo com a lei de acessibilidade. Portanto, para entender sobre o assunto continue o artigo até o final.

Construção acessível x Lei de acessibilidade

A Lei Brasileira da Inclusão (LBI)  13.146/2015 é ampla e possui várias inovações. Como, por exemplo, em áreas de trabalho, previdências e educação.

No entanto, há casos ainda que profissionais como arquitetos, engenheiros e urbanistas desconhecem desta lei na prática. Portanto, a acessibilidade envolve todas as áreas de um projeto de construção.

Por isso, é extremamente importante que haja uma construção acessível independente do projeto que for construir.  Como, por exemplo,  ramos de mecânica, hidráulica e elétrica do local.

A lei da acessibilidade se trata de uma inclusão social para que empresas, comércios e profissionais do ramo da construção civil entendam a importância do assunto.

Já que devem ser adaptados todos os ambientes que é de uso coletivo, como:

  • Academias;
  • Banheiros;
  • Garagens;
  • Halls de acesso;
  • Praças;
  • Piscinas;
  • Portarias;
  • Quadras esportivas;
  • Salas e salões;
  • Saunas.

Agora que entendeu um pouco sobre a importância de ter uma construção acessível daremos algumas dicas para colocar em prática.

4 passos para tornar sua construção acessível

  1. Entenda o que será necessário para adaptar. Lembre-se que a acessibilidade se baseia em : autonomia, conforto e segurança da pessoa deficiente.  Sendo assim, pesquise a fundo as leis de acessibilidade.
  2. Não se esqueça  de garantir no local construído o espaçamento entre os móveis como lixeira, vasos e bancos.
  3. Pense em um local acessível para todos os tipos de deficiências. Não faça apenas rampas no local que é bom para os cadeirantes, sendo que a mesma resolução pode não ser melhor para outros tipos de deficientes. Então Preste atenção em cada detalhe.
  4. Contrate um profissional qualificado em acessibilidade para os projetos da sua construção acessível. Somente quem é especialista no ramo irá entender todas as regras e leis que existem para te ajudar a tornar a sua construção ter mais acessibilidade.

Conte com ajuda profissional

É extremamente necessário um profissional qualificado para a área de adequações. Principalmente quando se trata de projetos para atender as normas de acessibilidade.

Por isso, pensou em reformas e construções contrate um profissional qualificado com ampla experiência na área. Precisa de um engenheiro conte comigo!

Entre em contato via whatsapp clicando aqui e tire suas dúvidas e faça seu orçamento. 

Aproveite e curta nossa página do Facebook clicando aqui.

× Entre em contato